terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fim de ano... de volta ao blog...

Fim de ano e vamos para aquelas contabilizações babacas, retrospectivas idiotas e coisas afins...

Mas o que me surpreendeu foi que durante a aula final de tutoramento de ensino 3 (destinado a EJA) ficou uma coisa me martelando.
Um dos meus colegas ficou encantado que um aluno da turma dele fz uma síntese do tema da aula que, muitas vezes, um acadêmico não faz. O tema da aula era os 120 anos da proclamação da República, e este aluno disse: "Ah, então essa mesma elite (os militares) tomaram o poder arbitrariamente e que anos mais tarde, em 1964 deram outro golpe e usaram a força para dominar a população e que por isso estamos na mesma situação até os dias de hoje?". O meu colega achou fantástca a análise do aluno - e eu também concordo - mas o que ficou me martelando foi: Será que só a conscientização vale? Por que continuamos tão "dominados"? Por que não agimos para concretizar o sonho de uma nova sociedade? Apenas fazemos reformas: política, educacional, agrária (que nem assim acontecem), etc? Reformas estas que mantém o sistema de exclusão que vivemos.

Será que vamos morrer esperando a ação do outros, ou pedindo que lutem por uma nova sociedade? Uma sociedade igualitária, onde não exista desigualdades de ordem alguma? Deixei de acreditar em muitas teorias, por que, infelizmente, a exclusão venceu a nossa própria dignidade. Somos como uma mercadoria numa prateleira de supermercado, aliás, os sinônimos da palavra mercado tem definido praticamente todas as ações humanas: "vou investir na nossa relação", "vou avaliar se a nossa amizade vale algo", estas e outras babaquices são repetidas constantemente pelas pessoas, então como não vou ficar triste? Como não vou ficar decepcionada com o rumo das coisas? Como não vou ficar decepcionada com as atitudes das pessoas se hoje a nossa dignidade não vale um centavo furado?

Como não vou ficar triste se as pessoas apenas estão conscientes e não agem para nada? Ficam apenas como eu - estou decepcionada comigo mesma também - colocando na internet sua opinião que não tem ação alguma...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Indiferença

"Primeiro vieram levar os judeus e eu não me incomodei, porque não era judeu.
Depois levaram os comunistas e eu também não me importei. Não era comunista.
Levaram os liberais e também dei de ombros. Nunca fui liberal.
Em seguida os católicos, e eu era protestante.
Quando vieram me buscar não havia mais ninguém para protestar..."

Bertold Brecht

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sala de leitura

Aproveitem este site para leitura. Uma indicação do meu grande amigo, o dr. Sobral \o/



"No ar, comunidade literária que vai dar o que falar e o que escrever
Inaugurado neste mês, o site www.saladeleitura.com.br é uma comunidade literária colaborativa, com a participação interativa de escritores (amadores e profissionais) de diversos gêneros. Desenvolvido por um grupo de amantes da literatura, o site abre espaço para os usuários postarem seus próprios textos, promoverem debates, divulgarem eventos, saraus, cursos, palestras, seminários, conferências, lançamentos de livros e tudo o que acontece de mais importante no mundo literário. Na Sala de Leitura, o autor com obra publicada tem também a oportunidade de se relacionar diretamente com os seus leitores. E para navegar livremente, o interessado deve cadastrar-se para fazer comentários, trocar opiniões construtivas e indicar novos amigos, ampliando a rede de relacionamento. Com um conceito diferenciado dos demais sites literários, o www.saladeleitura.com.br se destaca pelo dinamismo, interatividade e abrangência do seu conteúdo. "


Valeu amigão =)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Textos em formato digital!!!!

Textos muito bons! Peter Burke, Ciro Flamarion...

www.scribd.com


Todos em pdf.


Vale a pena conferir e não ter que pagar por isso... heheeh

terça-feira, 5 de maio de 2009

Blogs do Além

Confiram as postagens pós-morten de várias personalidades da história:

http://www.blogsdoalem.com.br/

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Banksy



















Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.

sábado, 4 de abril de 2009

recomendo!!!!


Agora vou postar alguns livros que eu gosto mto. Todos sobre História. Espero que seja uma boa contribuição =)!!!!
A obra é "Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária", da Marilena Chauí. Ela é filósofa, professora da USP, e esta obra é a análise de todos os mitos criados para forjar a identidade nacional. Ótima leitura, com linguagem dirigida ao público acadêmico, mas o público geral também pode ler, pois a intenção da autora é que todos possam compreender os seus escritos.
Fica a dica aí, e boa leitura!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Exposição Cidade Homenageada

Olá amigos! Visitem a exposição Cidade Homenageada: Os bairros de Porto Alegre - A memória documental da Cidade no Arquivo Histórico do RS.

A exposição vai até o dia 30 de abril, na Sala do Tesouro no 2º andar do prédio do Memorial do RS - Praça da Alfândega, 1020.

Confiram e conheçam a história do seu bairro: Ah, a exposição é gratuita!

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Meu artigo : O culto a Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre no século XIX"

Endereço do blog: http://historiariograndense.blogspot.com/

Meu artigo: http://ube-167.pop.com.br/repositorio/110187/meusite/artigo_o_culto.pdf

Pra quem se interessa pela história de Porto Alegre...

Bolg do prof. Edir

O professor de história do Universitário tem um blog especial pra quem quer saber sobre atualidades da política, filosofia, economia, e história geral

http://professoredirblog.blogspot.com